5 anos.



Me lembro bem daquele dia. Eu estava na escola, sentado sob uma árvore numa sessão de RPG. Dia normal como os outros, quando eu deveria estar assistindo aula, mas não estava. De qualquer forma depois que o celular tocou eu não ficaria na escola mesmo. Apesar da informação não ser detalahda ou aparentemente fazer sentido, lembro que minha espinha gelou e saí acompanhado dos amigos procurando uma TV onde pudéssemos de fato confirmar aquele fato surreal.
O fogo, a fumaça, os gritos e rostos atônitos. Acho que me senti da mesma forma como os novaiorquinos naquela manhã e quando meu choque inicial parecia diminuir... aconteceu novamente. Mais fumaça, mais gritos, mais assombro. A legenda sob a imagem mudou. "America under attack" estava escrito na tela da CNN. Depois foi esperar até ver um pedaço do sonho americano ruir literalmente.
Achei que nada fosse ser como antes, e mesmo eu sendo militante estudantil, me apiedei dos cidadãos que por um momento não eram mais pertencentes à um país, mas apenas humanos em desespero quando vê a morte e o caos. Na hora final pouco importa de onde é ou que língua fala e naquela manhã o mundo acompanhou isso ao vivo.
Eu lembro e ainda fico triste. Pelos que morreram, pelos que tiveram que viver sem seus entes, amigos e companheiros. Pela estupidez, brutalidade, ódio desmedido guardado no espírito humano. E não falo isso pelos homens que pilotavam aqueles aviões. Mas pela cadeia de fatos que culminaram naquela covardia e que posteriormente gerou mais covardia da parte atingida.
No fim ninguém é inocente. Somente as vítimas.




E você, onde estava naquele dia?

Um comentário:

peregrino-silencioso disse...

Pois é, eu também tive essa sensação. Só não sei se quero sentir isso de novo. =/

P.S.: Ainda tenho os jornais daquela tarde e do dia seguinte.