Os mais citados autores que ninguém leu.

Quem já não leu por aí,- nos perfis do Orkut, fotologs e blogs miguxos- diversas citações de autores consagrados, músicos e personalidades que se destacaram fazendo algo de bom (às vezes) para o mundo. Pois é, só que nem precisa ser um mago pra saber que na maior parte das vezes nem sequer abriram uma página ou ouviram uma música do autor/compositor. É mais fácil achar a citação naqueles sites de frases-bonitas-para-enfeitar-perfis.

Depois de uma pesquisa antropológica, recenseamneto cuidadoso e uma consulta ao oráculo, consegui fazer um rank dos autores mais citados porém nunca lidos. Veja aí se te surpreende (e com comentários).

1 - Shakespeare - "O Bardo" escreveu sobre tudo, e como já disse Harold Bloom "ele criou o homem ocidental". Talvez seja por isso que sobrem frases das peças do inglês habitando em lugares que devem fazer o coitado plantar bananeira dentro do caixão.

2- John Lennon - Famoso por suas pieguices e seus delírios pacifistas que viriam a naufragar, tem suas frases reproduzidas de forma inconseqüente e é um ícone da miguxice contemporânea.

3 - Walt Disney - Citadíssimo nos sites de relacionamento, mas quase ninguém sabe que as frases eram dele, muitas vezes atribuindo-as a qualquer outra pessoa. É o espírito Zé Carioca, nada mais justo.

4 - Bob Marley - Se a metade das pessoas que colocam uma frase do Rei da Marola soubesse o que diz o mundo estava salvo. Se 1/4 dessa metade praticasse o que escreveram ali, o mundo já estaria salvo desde antes de inventarem a internet. No fim só se identificam com um hábito do músico. Desnecessário dizer qual é.

5 - Gandhi - Incrível como está na moda pregar o pacifismo hoje em dia. Ninguém mais desrespeita ninguém, todos são compreensivos... nesse ritmo vou acabar me escaneando e indo morar no meu blog. As coisas pela net estão muito mais calmas.

O mais engraçado é que nessa mini-pesquisa eu li as citações dos defuntos acima ao lado de descrições com altíssimo teor de analfabetismo, o que me leva a crer que além de cultos, pacifistas, calmos e comedidos, os internéti-cus andam mentindo horrores.

Aliás, "mentira" é a característica que 90% deles dizem não suportar. E La nave va...

2 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente, apesar de não me incluir a este grupo, não tenho nada contra a este tipo de atitude (citar frases de autores que nunca leu, músicas que nunca ouviu, etc.). Muitas destas frases encontradas em "sites de frases-bonitas-para-enfeitar-perfis" são ótimos convites para conhecer um autor ou músico mais profundamente. Assim, citá-las, ao contrário do que pode parecer, não consiste em adornar um perfil mas em sugerir uma boa obra ou, até mesmo, expressar em melhores palavras um estado emocional.

Porém, persistir em afirmar que leu ou ouviu sem o ter feito é fatuidade. Totalmente condenável. Nisto vc tem razão.

Anônimo disse...

"E la nave va..." ? Estás no mesmo barco?